de um resultado indesejado.
É o que garante a nutricionista de exercícios e empresária de saúde, Rebecca Ward.
para apoiar o treinamento e a reabilitação. Veja o que ela diz sobre as melhores estratégias.
É possível perder gordura e ganhar massa muscular com a dieta para emagrecer?
Rebecca destaca ao Business Insider que quem deseja perder gordura e ganhar músculos deve incorporar mais carboidratos à dieta.
Mas não é só.
“Os carboidratos não são importantes apenas para obter mais energia, mas também auxiliam a reabastecer os estoques de glicogênio após cada atividade física, o que facilita o processo de recuperação”, explica.
Sem energia suficiente, os treinos podem ficar comprometidos e os resultados ser menos eficazes.
A redução exagerada de calorias prejudica o ganho de massa muscular
Quando alguém quer perder gordura e ganhar músculos, uma das primeiras ações é reduzir drasticamente a ingestão de calorias. Isso é um erro comum, diz a nutricionista.
Até alimentar-se poco para evitar o consumo calórico, frequentemente, pode levar as pessoas à fadiga, perda muscular e metabolismo mais lento.
Uma pessoa que faz cinco sessões de CrossFit e cinco aulas de cardio por semana, por exemplo, e tem uma dieta com aproximadamente 1.300 calorias por dia, não é suficiente para manter seu nível de condicionamento físico, afirma o treinador pessoal.
“É fundamental que ela coma mais, especialmente carboidratos, para que o seu corpo tenha combustível suficiente não só para treinar, mas também para se recuperar adequadamente”, observa.
Embora o déficit calórico para perder gordura seja necessário, poucas calorias podem causar estresse ao corpo, tornado-o incapaz de ganhar músculos de forma eficaz.
Inclua gorduras saudáveis na dieta para ganho de massa muscular
A especialista também ressalta a importância de incluir gorduras saudáveis à dieta, pois garantem energia em treinos de baixa intensidade e são essenciais para a recuperação muscular. Ela destaca algumas delas, como exemplo:
- Óleos saudáveis;
- Abacates;
- Nozes;
- Sementes.
“Elas são excelentes fontes para melhorar a absorção de vitaminas lipossolúveis e aprimorar a saúde geral”, destaca.
Até que seja possível perder gordura e ganhar músculos ao mesmo tempo, a personal trainer aconselha em busca dos objetivos em fases separadas para alcançar melhores resultados.
Durante o período de ganho muscular, ela recomenda um ligeiro superávit calórico para permitir o crescimento muscular.
Após o aumento de massa muscular, você pode entrar em uma fase de déficit calórico para diminuir o percentual de gordura corporal sem comprometer a massa muscular ganhada.
“Focar em uma fase de manutenção de calorias para ganhar massa muscular e depois passar para uma fase de perda de gordura é mais eficaz e saudável do que tentar fazer as duas coisas ao mesmo tempo”, afirma a especialista.
Veja mais!
?
enquanto você envelhece
Leave a Comment