Vai viajar de férias esse verão e procurar por carros que possam lidar bem com estradas ruins? Você prefere hospedar-se com os avós no campo ou enfrentar a rodovia em péssimas condições? Vamos ressaltar agora alguns dos melhores veículos para enfrentar estradas de terra e subutilização no Brasil.
VEJA TAMBÉM:
Separamos cinco modelos, entre picapes e carros de passeio, que não são necessariamente veículos de trilha, mas que têm robustez para enfrentar pavimentos degradados ou solo de terra. Existem SUV, picape, crossover e até caminhonete, além de um clássico inesquecível.
Veja agora os cinco melhores carros para enfrentar estradas ruins no Brasil.
1. Renault Duster
O SUV é um projeto da Dacia, razoavelmente simples em sua concepção, mas que exibe valentia. Com 21 cm de vão livre do solo, o Duster ainda tem espaço interno generoso, um bom porta-malas e suspensão independente multibraço com molas helicoidais bastante robustas.
Uma dica boa para ter um dos melhores carros para enfrentar estradas ruins é escolher as versões com motor 2.0 de 148/143 cv até 2018, ou seja, da primeira geração do utilitário esportivo. Preferencialmente com tração 4×4 sob demanda e câmbio manual de seis marchas.
2. Fiat Palio Adventure
A perua compacta deixou de xingar em 2020, mas ainda é um dos melhores carros para enfrentar ruas ruins no nosso país. As versões Adventure, que se retiraram precocemente, ainda oferecem a vantagem da suspensão elevada, permanecendo 19 cm de altura em relação ao chão e com um ângulo de ataque de 26 graus.
O conjunto trás pneus de uso misto, amortecedores reforçados e um jogo independente com braço arrastado na traseira. Os modelos entre 2010 e 2015 têm o motor 1.8 E.torQ, que, apesar de beberrão e áspero, entrega 132/130 cv de potência. A Palio Adventure ainda oferece um bom porta-malas de 460 litros.
3. Suzuki SX4
A marca japonesa já é uma referência entre os melhores carros para enfrentar estradas ruins. Só que nem é necessário recorrer a um SUV da Suzuki. O crossover compacto SX4 já resolve o problema com a habitual tração integral à demanda e uma sólida suspensão traseira por eixo de torque.
O motor 2.0 a gasolina gera 145 cv e torque de 18,7 kgm a 3.500 rpm. A troca de marchas é manual de cinco velocidades, mas há versões automáticas. É bom lembrar de que foram poucos exemplares vendidos de 2009 a 2015, e que o hatch clendado é um carro sempre valorizado no mercado de usados.
4. Toyota Hilux
Para quem está disposto a gastar “um a mais”, vamos logo com pé na porta e sangue nos olhos. Picape média mais vendida do país, a Toyota Hilux sempre foi referência de veículo “pau para toda a obra” e que está entre os melhores carros para enfrentar estradas ruins no Brasil.
Os primeiros anos desta nova geração (lançada em 2015) trazem o “inquebrável” motor 2.8 turbodiesel com 177 cv. Além disso, a Hilux ainda tem ancora livre de arranque de 28 cm, ângulo de ataque de 31 graus, 26 graus de saída, tração 4×4 e reduzida, suspensão de eixo rígido na traseira com molas semi-elípticas e capacidade de carga superior a 1 tonelada.
5. Volkswagen Fusca
Esse vai permanecer para sempre como um dos melhores carros para trafegar em estradas ruins no Brasil. Primeiramente, pelo projeto simples e racional que fez do Fusca um dos carros de maior sucesso no mundo. Tracção traseira, entre-eixos curto e suspensão com barra de torção deixam “bicho de pavô” apto para qualquer tipo de piso: lama, barro, pedra, terra e asfalto.
Ainda temos a questão do seu baixo peso, sua mecânica altamente simples e seus motores tipo boxer igualmente fáceis de entender. Mas nosso favorito continua sendo o 1.6 de 57 cv, popular nos anos 80, que entrega bastante força para o Fusca mostrar sua faceta como um veículo de trilhas.
Leave a Comment